14 outubro 2012

Outubro Rosa, o mês mais pink do ano!

O fim do ano está se aproximando e chegamos ao mês mais rosa do ano: Outubro!
Em adesão e divulgação do Outubro Rosa, movimento internacional pela detecção precoce do câncer de mama, o Ciao Bella traz informações sobre esta doença que é a de maior incidência nas mulheres (27,9%), segundo dados de 2012 do INCA, seguida do câncer de cólo do útero (9,3%) e em terceiro lugar, o câncer de cólon e reto (8,4%). Quem quiser se aprofundar mais no assunto, clica aqui.

Segundo o Instituto, em 2012, esperam-se, para o Brasil, 52.680 casos novos de câncer da mama, com um risco estimado de 52 casos a cada 100 mil mulheres.
Mas, como se prevenir? Como saber se eu tenho chances de desenvolver a doença e quais os fatores de risco?
Como já diziam nos tempos das nossas avós: "Prevenir é o melhor remédio". Como a prevenção ainda não é totalmente possível em razão da variação dos fatores de risco e das características genéticas da doença, até o momento, a mamografia, para mulheres com idade entre 50 e 69 anos, é recomendada como método efetivo para detecção precoce. A amamentação, a prática de atividade física e a alimentação saudável com a manutenção do peso corporal estão associadas a um menor risco de desenvolver a doença.

A idade continua sendo o principal fator de risco para o câncer de mama, aumentando rapidamente até os 50 anos e, posteriormente, ocorrendo de forma mais lenta. Contudo, outros fatores de risco já estão bem estabelecidos:





  • fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher, como: menarca precoce, nuliparidade, idade da primeira gestação a termo acima dos 30 anos, anticoncepcionais orais, menopausa tardia e terapia de reposição hormonal;





  • história familiar de câncer da mama;





  • alta densidade do tecido mamário;





  • exposição à radiação ionizante, mesmo em baixas doses, particularmente durante a puberdade.
    A ocorrência da doença também se encontra relacionada ao processo de urbanização da sociedade, evidenciando maior risco de adoecimento entre mulheres com elevado status socioeconômico.

    Existe um esforço conjunto para a detecção precoce da doença, e a adesão ao movimento durante o mês de Outubro coloriu diversos ponto turísticos por todo o Brasil!


    E qual não foi a minha surpresa ao ver a estufa do Jardim Botânico de Curitiba toda iluminada em rosa e os jardins floridos em delicadas flores de vários tons de rosa. Tanta cor e beleza já valeram a minha caminhada!

    E o movimento chama a atenção para esta causa ao redor do mundo, tanto entre mulheres quanto homens, assim como os "gigantes" da NFL, a Liga Americana de Futebol (americano, claro!), que aderiram aos acessórios pink durante os jogos deste mês.


    E para aderir à causa, nada melhor do que unhas rosa: Puro Glamour, da Colorama, e Girlie Blush Babe, da Capricho, em estilo filha única e ainda, invertida!


    O Puro Glamour é um rosa pink de tom forte e marcante, espalha super bem e com duas camadas já deu uma super cobertura! Já o Girlie Blush Babe é um tom de rosa mais alaranjado, que deu um super brilho também com duas camadas!
    Gostaram? Eu adorei este estilo de rosa ton-sur-ton, "quase" discreto para uma combinação de rosas!

    E por fim, fica o lembrete:

    Bom final de feriado a todos e um Outubro sempre Rosa!

    Fonte: Instituto Nacional do Câncer/Ministério da Saúde; Fotos: Google





  • 0 comentários:

    Postar um comentário

    © Ciao Bella, Todos os direitos reservados.